APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA PREDIÇÃO DE PREÇOS DE AÇÕES POR INDICADORES FINANCEIROS

  • Eunice Henriques Pereira Vilela Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Vinícius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais, Indicadores de Desempenho, Previsão do Preço de Ações.

Resumo

Resumo: O trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo previsão de preços de ações negociadas na BM&Fbovespa, utilizando forma conjunta os indicadores tradicionais de rentabilidade, de liquidez e de endividamento utilizados em estudos empíricos sobre a temática, por meio de 8 indicadores. O modelo foi desenvolvido através das Redes Neurais Artificias, uma metodologia ainda pouco aplicada na área de finanças. Os dados foram extraídos da base de dados Economatica, com séries trimestrais, o período de análise compreende os anos de 2012 a 2017 e a amostra é composta 371 companhias. Como resultado, o modelo de rede neural artificial proposto apresentou desempenho relativamente satisfatório, entretanto os indicadores de desempenho não são capazes de, sozinhos, fornecer informações suficientes para a rede.

Biografia do Autor

Eunice Henriques Pereira Vilela, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Mestranda em Administração, linha de pesquisa em Gestão Financeira e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia(2016)
Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF ? Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.
Vinícius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais e Finanças Esportivas.

Referências

ALMEIDA, F. C. . Desvendado o uso de redes neurais em problemas de administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 1, p. 46-55, 1995.

ALVES, J. F. V; DE LUCA, M. M. M.; CARDOSO, V. I. C.; VASCONCELOS, A. C. Relação entre desempenho econômico e desempenho ambiental de empresas no Brasil e na Espanha. Revista Ambiente Contábil, v. 5, n. 2, p. 151-172, 2013.

AMOROSO, E. D. Um estudo de caso sobre mineração de dados como instrumento de aprendizado para o investidor do mercado de ações. 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – UCB, Brasília.

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARBOSA, G. C.; SILVA, C. A. T. Utilização dos indicadores contábeis no processo de avaliação de empresas: A percepção de professores de contabilidade e de analistas de investimento. Revista Ambiente Contábil, v. 6, n. 2, p. 170, 2014.

BOSAIPO, C. R. Aplicação das redes neurais na previsão do comportamento de mercados financeiros. Revista de Informação e Tecnologia, 2001.

CAMERON, K. Domains of organizational effectiveness in Colleges and Universities. Academy Of Management Journal, Nova Iorque, v. 24, n.1, p. 25-47, 1981.

CARNUT, L.; NARVAI, P. C. Avaliação de desempenho de sistemas de saúde e gerencialismo na gestão pública brasileira. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 2, p. 290-305, 2016

CARTACHO, M. S. A utilização de um modelo híbrido Algoritmo Genético/Redes Neurais no processo de seleção de carteiras. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, UFMG, Belo Horizonte

COPELAND, T.; KOLLER, T.; MURRIN, J. Avaliação de Empresas – Valuation: Calculando e gerenciando o valor das empresas. Tradução: Allan Vidigal Hastings. 3ª ed. São Paulo: Makron Books Ltda., 2002.

CORNELL, B. Corporate Valuate Tools for Effective Appraisal and Decision Making. New York: Mc Graw Hill Co., 1994.

CORREIA, L. F.; AMARAL, H. F.; BRESSAN, A. A. O efeito da liquidez sobre a rentabilidade de mercado das ações negociadas no mercado acionário brasileiro. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 5, n. 2, p. 111-118, 2008

COSTA, L. G. T. A. et al. Análise econômico-financeira de empresas. 3. ed. Rio de Janeiro: GFV, 2011.

DAMODARAN, A. Finanças corporativas aplicadas: manual do usuário. Bookman, 2002.

DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos – Ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

FAMA, E. F. Multiperiod consumption-investment decisions. The American Economic Review, p. 163-174, 1970.

FINOCCHIO, M. A. F. Noções de Redes Neurais Artificiais. Apostila. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 2014.

FREITAS, A. A. C.; SILVA, I. N. Análise Técnica de Títulos Financeiros Através de Redes Neurais Artificiais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REDES NEURAIS, 4, 1999, São José dos Campos. Anais do IV CBRN. São José dos Campos: ITA, 1999, p. 67-71.

FREITAS, S. O; SOUZA, A. A. Utilização de um modelo baseado em Redes Neurais para a precificação de opções. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 26, 2002, Salvador. Anais do XXVI ENANPAD. Salvador: ANPAD, 2002.

FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B. EBITDA: possíveis impactos sobre o gerenciamento das empresas. Revista Universo Contábil, v. 3, n. 3, p. 7-24, 2007.

GALDI, F. C.; LOPES, A. B. Relação de longo prazo e causalidade entre o lucro contábil e o preço das ações: evidências do mercado latino-americano. Revista de Administração-RAUSP, v. 43, n. 2, 2008.

HAYKIN, S. Redes Neurais: princípios e prática. Porto Alegre: Bookman, 2001.

IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KANTER, R. M.; BRINKERHOFF, D. Organizational performance: recent development in measurement. Annual Review Of Sociology. Palo Alto, v. 7, p. 321 – 349, 1981

KAYO, E. K. A estrutura de capital e o risco das empresas tangível e intangível-intensivas: uma contribuição ao estudo da valoração de empresas. 2002. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982.

KUHL, M. R. O mercado de capitais reflete no preço das ações o desempenho empresarial medido por indicadores contábeis?. 2007.

MACEDO, M. A. S.; CORRAR, L. J. Análise do Desempenho Contábil-Financeiro de Seguradoras no Brasil no Ano de 2007: um Estudo Apoiado em Análise Hierárquica (AHP). Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 135-165, jul./set. 2010.

MACHADO, M. A. V. Modelos de precificação de ativos e o efeito liquidez: evidências empíricas do mercado acionário brasileiro. 2009.

MUELLER, A. Uma Aplicação de Redes Neurais Artificiais na Previsão do Mercado Acionário. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - UFSC, Santa Catarina.

MÜLLER, A. N.; TELÓ, A. R. Modelos de avaliação de empresas. Revista da FAE, v. 6, n. 2, 2017.

NARDO JUNIOR, A. Aplicação de Redes Neurais utilizando o software MATLAB. 2005.

NEELY, A.; GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International journal of operations & production management, v. 15, n. 4, p. 80-116, 1995.

OLIVEIRA Jr, W. Estudo comparativo entre modelos lineares e redes neurais artificiais como tecnologias geradoras de previsões de valores financeiros. 2007. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – UCB, Brasília

OLIVEIRA, J. F., VIANA JUNIOR, D. B. C., PONTE, V. M. R., e DOMINGOS, S. R. M. (2017). Indicadores de desempenho e valor de mercado: Uma análise nas empresas listadas na bm&fbovespa. Revista Ambiente Contabil, 9(2), 240.

OLINQUEVITCH, J. L.; FILHO, A. S. Análise de balanços para controle gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OMAKI, E. T. Recursos Intangíveis e Desempenho em Grandes Empresas Brasileiras: avaliações dos recursos intangíveis como estimadores de medidas de desempenho financeiras. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 29., 2005, Brasília. Anais do XXIX ENANPAD. Brasília: ANPAD, 2005. CD-ROM.

PADOVANI, I. R.; MAZIERO J. A.; VIEIRA, L.B.; MEDEIROS, M.C. Valuation - Avaliação de Empresas, Marfrig Alimentos S/A. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Monografia, 2011.

PAIVA, F. D. Redes neurais para decisões no mercado de ações brasileiro. 2014.

PATEL, J.; SHAH, S; THAKKAR, P.; KOTECHA, K. Predicting stock and stock price index movement using trend deterministic data preparation and machine learning techniques. Expert Systems with Applications, v. 42, n. 1, p. 259-268, 2015.

PEREZ, M. M.; FAMÁ, R. Métodos de avaliação de empresas e o balanço de determinação. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 47-59, 2003.

PROCIANOY, J. L.; ANTUNES, M. A. Os efeitos das decisões de investimento das empresas sobre os preços de suas ações no mercado de capitais. Campinas (Brasil): XXV ENANPAD, p. 163-83, 2001.

SANTOS, J. B. Uma proposta de conceituação e representação do desempenho empresarial. 2008. Tese de Doutorado.

SANTOS, M. A.; SOUZA, D.H.S; PENEDO, A.S.T.; MARTINS, E. S. Aplicação de redes neurais no Brasil: um estudo bibliométrico. Biblionline, v. 12, n. 2, p. 101-116, 2016.

SHARPE, W. F.; ALEXANDER, G. J.; BAILEY, J. V., Investments. Prentice Hall, Englewood, New Jersey, 5th ed., 1995.

SCHIEHLL, E. O efeito da divulgação das demonstrações financeiras no mercado de capitais brasileiro: um estudo sobre a variação no preço das ações. 1996.

SCHÖNEBURG, E. Stock price prediction using neural networks: A project report. Neurocomputing, v. 2, n. 1, p. 17-27, 1990.

SILVA, C. T. R.; SANTOS, D. F. L. Desempenho financeiro e valor de mercado do setor detelefonia no Brasil. Revista Ciências Administrativas, v. 21, n. 1, p. 42-67, 2015.

TOLEDO FILHO, J. R.; KRESPI, N. T.; THEISS, V. Relação entre preço das ações e os indicadores contábeis: uma análise das empresas da BM&FBovespa. Espacios, v. 33, n. 4, 2012.

VICENTE, R. Redes Neurais para Inferência Estatística. FEA/USP, 2002.

WANG, Y.F. Predicting stock price using fuzzy grey prediction system. Expert systems with applications, v. 22, n. 1, p. 33-38, 2002.

Publicado
2018-08-08
Seção
Artigos