RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: DIFERENTES CAMINHOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL E UMA PARTICULAR

  • Mariana Gomes da Fonseca UFMT
  • Diogo Barbosa Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Silvana Santos da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Palavras-chave: Recrutamento e seleção. Ensino. Administração.

Resumo

Este artigo demonstra o processo de recrutamento e seleção de docentes do curso de administração em duas instituições pesquisadas, uma Instituição de Ensino Superior Pública e uma instituição Particular. O objetivo é identificar as particularidades do processo de recrutamento e seleção de cada instituição e comparando-as entre si. A pesquisa caracteriza-se exploratória, com levantamento bibliográfico, documental e qualitativa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, uma documental e a segunda a partir de seis entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado. Os principais resultados se relacionam quanto às peculiaridades de cada caso, que apesar de um ser do setor privado e o outro da pública, possuem uma proximidade. Outros pontos abordados foram que as IES desejam o mesmo perfil do docente do curso de administração, observou também as dificuldades de se especializar na área no estado de Mato Grosso e atentou sobre a dificuldade em distinguir o processo de recrutamento da seleção.

Biografia do Autor

Mariana Gomes da Fonseca, UFMT
Graduada em Administração pela UFMT.
Diogo Barbosa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é Mestrando Regular do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Em pesquisa, atua com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

 
Silvana Santos da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Pós-Graduação em Gestão Executiva em Negócio, na Universidade de Cuiabá, Graduada em Administração de Empresa pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005), . Atualmente é Coordenadora de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, participa do Grupo de Pesquisa NUPESE e do Iniciação Ciêntifica da Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT.

 

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Publicado
2018-08-08
Seção
Artigos