AUTOMAÇÃO PRODUTIVA PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM UMA INDÚSTRIA PROCESSADORA DE COURO DO MATO GROSSO DO SUL

  • Eduardo Corneto Silva Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo/SP, BRASIL
  • Cristiane Drebes Pedron Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo/SP, BRASIL
Palavras-chave: Inovação de processo, automação, curtume, couro Wet Blue.

Resumo

As empresas de processamento de couro no Brasil tem a eficiência do processo como uma meta básica para alcançar alta competitividade nacional e internacional, além da redução de custos e aumento dos lucros. Os processos iniciais do processamento do couro em curtumes ainda são muito operacionais, o que pode ocasionar perdas de produtividade por falhas e tempo excessivo de produção. Este relato técnico teve por objetivo analisar uma inovação de processo realizada nos setores de pré e ré descarne de um curtume por meio de uma automação de parte do processamento do couro. A partir da análise dos dados, realizada em relatórios diários gerados pela empresa antes e depois da automação do processo, foi possível observar que o propósito objetivado pela empresa não foi atendido, pois apesar do aumento do número de couros processados no dia, a qualidade do produto caiu, uma vez que aumentou o número de deformados e problemas no couro causado pela operação realizada exclusivamente pelo sistema adotado. As discussões trazidas por este relato permite a identificação, por parte de outras empresas, da forma como lidar com a inovação de processo e encontrar a melhor maneira de implantá-la em suas instalações.

Biografia do Autor

Eduardo Corneto Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo/SP, BRASIL
Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIDERP em Campo Grande/MS. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo/SP, BRASIL

Doutora em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em
Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em Informática - Análise de Sistemas pela
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e
Mestrado Profi ssional em Administração – Gestão de Projetos (MPA-GP) da Universidade Nove de Julho em São Paulo.

Publicado
2018-08-09
Seção
Artigos