PERFIL DOS EMPREENDEDORES DE STARTUP DE UM PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

  • Ana Cristina Marques de Carvalho Faculdades Promove
  • Bruno Augusto Anunciação de Souza Faculdades Promove
  • Fernanda Souza Rezende Faculdades Promove.
  • Marcelo Costa de Souza Faculdades Senac.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Startups, Perfil Empreendedor

Resumo

Startups são empresas embrionárias, com ideias inovadoras em um ambiente de extrema incerteza. Esta pesquisa descreveu o perfil dos empreendedores de startups aceleradas por um programa de aceleração público do Estado de Minas Gerais. Pode-se dizer que os empreendedores pesquisados são, predominantemente, do sexo masculino, estão na faixa etária de 25 a 34 anos, possuem na maior parte dos casos, nível superior e MBA. Possuem formação principalmente nas áreas de ciências exatas e humanas. São na maior parte solteiros, das classes C e D. Este estudo de caráter quantitativo visou principalmente identificar traços comportamentais de perfil. Concluiu-se que os principais fatores motivacionais ao empreendedorismo de startup foram: “paixão pelo que faz”, espírito de liderança e busca de independência/ autonomia, e, influenciados pelas seguintes experiências pessoais: habilidades gerenciais e operacionais desenvolvidas em empresas anteriores, conhecimento prévio da natureza do negócio e sociedade com pessoas mais experientes. Acerca dos principais fatores ambientais de influência percebeu-se a decisão de se dedicar a um sonho de carreira, identificação de oportunidade no mercado em conformidade com os interesses pessoais e profissionais e identificação de nichos de mercado não atendidos, e ainda, as principais competências dos empreendedores foram administrativas, de relacionamento e comprometimento.

Biografia do Autor

Ana Cristina Marques de Carvalho, Faculdades Promove
Mestre em Administração (UFMG), MBA em Gestão Estratégica (UFMG), Administradora (PUC/ MG). Professora do depto. de Administração das Faculdades Pitágoras.
Bruno Augusto Anunciação de Souza, Faculdades Promove

Tecnólogo em Redes de Computadores.

Fernanda Souza Rezende, Faculdades Promove.

Bacharel em Sistemas de Informação (Faculdades Promove), Tecnóloga em Sistemas para Internet (Faculdades Promove), Tecnóloga em Marketing (UNA).

Marcelo Costa de Souza, Faculdades Senac.
Mestre em Administração (Universidade Fumec), MBA em Gestão Estratégica (UFMG), Administrador de Empresas (Inst. Met. Izabela Hendrix). Professor de Inovação e Competitividade do programa de pós-graduação MBA em Gestão Estratégica das Faculdades Senac.

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Publicado
2018-12-05
Seção
Artigos