A CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO EM REDES HOTELEIRAS EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

  • Bruno Diego Alcantara Cardozo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elton Bezerra Arriero Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geraldino Carneiro de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica

Resumo

Este trabalho propõe analisar a cultura organizacional nas práticas de recrutamento, seleção e socialização em redes hoteleiras em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. A pesquisa é descritiva e exploratória e utilizou uma abordagem qualitativa, incluindo estudo de casos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A apresentação e discussão dos resultados da pesquisa foram realizadas por meio de técnicas de análise de conteúdo e a elaboração de categorias temáticas. A pesquisa revelou que, mesmo desconhecendo o papel do fundador, há uma forte influência da cultura organizacional sobre os processos de recrutamento, seleção e socialização nos hotéis de rede, principalmente por meio da padronização. Nos hotéis de gestão familiar, contudo, o que ganha destaque é a presença do fundador ou sucessor em todos os departamentos da organização.

Biografia do Autor

Bruno Diego Alcantara Cardozo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bacharel em Administração e Mestrando em Administração pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Elton Bezerra Arriero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade de São Paulo (USP).
Geraldino Carneiro de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Paranaíba (UFMS/CPAR).
Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica
Doutorando em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). Docente efetivo no Centro Federal de Educação Tecnológica “Celso Suckow da Fonseca” (CEFET-RJ).

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Publicado
2018-03-28
Seção
Artigos