CONFLUÊNCIAS ENTRE TURISMO, CULTURA E ARTESANATO

  • Márcia Regina Becker Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Artesanato, Cultura, Turismo, Formação de Artesãs

Resumo

As discussões apresentadas neste texto buscam compreender as confluências entre turismo, cultura e artesanato. Tomando por base uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014 com um grupo de artesãs que, a partir da sua participação com um ponto de venda de artesanato no roteiro turístico “Caminho das Velhas Colônias” passa a reconhecer as deficiências tanto na sua formação e qualificação para o trabalho no artesanato como das dificuldades na criação e no desenvolvimento do design de produtos artesanais com base na própria cultura local e regional. O turismo como um empreendimento passa a influenciar os modos de produzir artesanato de maneira positiva fazendo com que as artesãs, por meio do contato direto com os turistas, passassem a compreender a importância de um plano de ação que buscasse a geração de novos conhecimentos sobre a história e a memória da sua comunidade. No intuito de que esses conhecimentos possam influenciar os processos de criação e design no artesanato, permitindo a produção de produtos portadores da identidade local. O texto ainda fornece subsídios para a compreensão de como ocorre, atualmente, a formação e a qualificação de artesã[o]s no RS e apresenta possíveis caminhos de qualificação com base no turismo – artesanato – cultura.

Referências

ANDRADE, Alexandre C.de; NETO, Roberto M. Recursos paisagísticos, turismo e degradação ambiental no Município de São Tomé da Letras (MG) In.: PORTUGUEZ , Anderson P.[et al] orgs. Turismo no espaço rural: enfoques e perspectivas. São Paulo: Roca, 2006. p.113-124.

BECKER, Márcia Regina. A gestão dos processos no artesanato por meio da formação de mulheres artesãs. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2014.

BORGES, Adélia. Design mais artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011. 239p.

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FORNECK, Gledes M. [et al]. O desenvolvimento territorial na microrregião de Salvador do Sul: estudo de caso de turismo rural. Revista Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável. Porto Alegre, v1 n.4, nov/dez 2005. P. 44-51.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HORTA, Maria de L.P. Patrimônio cultural e cidadania. In.: SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA.

Museologia Social. Porto Alegre: unidade Editorial, 2000. p.11-20.

LAGARDE DE LOS RIOS, Marcela. El Feminismo en mi vida: hitos, claves, y topías. 2012. Livro eletrônico. Disponível em < www.inmujeres.df.gob.mx>.

MACHADO, Hilka P.V.; BASAGLIA, Marcela M.

Empreendedorismo e Cultura como campo de estudos complementares. In.: MACHADO, Hilka P.V. (org.)Empreendedorismo, oportunidades e cultura: seleção de casos no contexto brasileiro. Maringá: Eduem, 2013.

MELLO, Marco. Pesquisa Participante e Educação Popular: da intenção ao gesto. Porto Alegre: Editora Ísis, 2005.

OLIVEIRA, Rachel A. de; KRAISCH,Soraia D. Planejamento turístico em áreas rurais: busca de sustentabilidades. In.: PORTUGUEZ , Anderson P.[et al] orgs. Turismo no espaço rural: enfoques e perspectivas. São Paulo: Roca, 2006. p.113-124.

SANTOS, Vera L. dos; MACHADO, Lucy. Dimensões do turismo no espaço rural: seus impactos e a experiência da população local no Vale do Médio Tietê (SP). In.: PORTUGUEZ , Anderson P.[et al] orgs. Turismo no espaço rural: enfoques e perspectivas. São Paulo: Roca, 2006. p.5-16.

SENNETT, Richard. O Artífice. Tradução de Clóvis Marques. 2. ed. São Paulo: Record, 2009.

SOARES, André L. S. de; KLAMT, Sérgio C. (orgs). Educação Patrimonial: Teoria e Prática. Santa Maria: Editora da UFSN,2007. 200p.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. In.: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 241-260, maio/ago. 2006.

WELLER, Wivian.Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Pretrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Publicado
2017-03-22
Seção
Artigos