A INFLUÊNCIA DA ATITUDE NA INTENÇÃO COMPORTAMENTAL DOS CONSUMIDORES DE MARCAS PRÓPRIAS

  • Lúcia Aparecida da Silva Borges
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho
  • Dyego de Oliveira Arruda
Palavras-chave: Atitude, Intenção comportamental, marcas próprias

Resumo

O presente artigo tem propósito analisar a intenção comportamental dos consumidores de marcas próprias a partir da atitude e seus componentes avaliativos, medidos através do arcabouço teórico-metodológico da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que leva em conta as crenças salientes e seus respectivos pesos (avaliações). Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com 983 consumidores de marcas próprias. Com instrumento de análise de dados, utilizaram-se regressões simples e múltiplas. Observou-se que a atitude, enquanto construto multidimensional, tem um importante peso na intenção comportamental dos consumidores de marcas próprias. Além disso, as crenças mais importantes na determinação da atitude relacionam-se ao baixo preço e alta qualidade, sugerindo que esses elementos podem ser importantes na definição de estratégias que induzam um comportamento favorável dos consumidores em relação às marcas próprias.

Publicado
2016-12-06
Seção
Artigos