Gestão da Inovação Tecnológica nas Organizações: Proposta de um Modelo Teórico-Conceitual Aplicável a Empresas do Setor Elétrico Brasileiro

  • Mariana Savedra Pfitzner Doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Pesquisadora colaboradora da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira (FCA/Unicamp). Professora de economia da Faculdade de Direito e da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Adventista (UNASP/EC).
  • Sérgio Luiz Monteiro Salles- Filho Doutor em Economia (1993) pela Unicamp. Professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (DPCT/IG/UNICAMP).
  • José Luiz Pereira Brittes Doutor em Automação pela Escola Politécnica da Universidade da São Paulo, Brasil (2002). Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira (FCA/Unicamp).
Palavras-chave: gestão da inovação tecnológica – setor elétrico brasileiro – redes de P, D&I

Resumo

A gestão da inovação tecnológica objetiva o ordenamento da inovação na ambiência organizacional, permitindo à empresa influenciar seus problemas e resultados. Em especial, torna-se relevante tal gestão mediante a existência de redes de P,D&I externas à empresa principal, o que configura um formato de inovação aberta. Na inovação aberta, as empresas podem compartilhar riscos, custos (de desenvolvimento e transação) e resultados econômico-financeiros com os parceiros da rede. Este artigo discute seis modelos de gestão da inovação presentes na literatura e propõe um modelo conceitual composto por fatores determinantes, processos e ferramentas, tendo o aprendizado como ação transversal. Ainda, o trabalho em tela aplica esse modelo à realidade de quatro empresas do setor elétrico brasileiro, selecionadas devido à sua relevância setorial. Por fim, argumenta que falta às empresas generalizarem a prática de comercialização e realizarem a avaliação de resultados ex-post das atividades de P,D&I para melhor sistematizarem o aprendizado.

Publicado
2016-08-09
Seção
Artigos