EFEITO DA DUALIDADE DO CEO NO COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO DOS CUSTOS

Palavras-chave: Comportamento Assimétrico dos Custos, Sticky Costs, Dualidade do CEO, Teoria da Agência

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o efeito da dualidade do CEO no comportamento assimétrico dos custos. Foram analisadas 178 companhias abertas brasileiras no período 2012-2021. Utilizou-se de estatística descritiva e regressão linear hierárquica, operacionalizadas através do software SPSS®. Os resultados apresentaram que as companhias com dualidade do CEO, diante de períodos de quedas nas vendas, apresentaram maior grau de assimetria nos custos do que as empresas onde não existe dualidade do CEO, o que sugere que gestores com dualidade possuem estratégias mais agressivas de reduções nos custos em períodos de reduções nas vendas. Este estudo pode ser útil para acionistas e membros de conselhos de administração, em razão de que se pode alertar sobre o efeito que a dualidade do CEO pode ter no comportamento dos custos das organizações. Assim, pode-se criar mecanismos, como a separação do cargo de CEO e membro do conselho de administração, visando mitigar o comportamento oportunista do gestor. Contribui também para profissionais, como auditores e analistas de mercados, considerarem em seus procedimentos de trabalho o efeito que a dualidade do CEO pode exercer no comportamento dos custos das companhias.

Biografia do Autor

Stephan Klaus Bubeck, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau  (FURB)

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Publicado
2025-05-02
Seção
Artigos