A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE NEGÓCIOS E CAPACIDADE INOVATIVA NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Modelos de Negócios, Capacidade Inovativa, Vantagem Competitiva

Resumo

A literatura aponta que empresas que possuem modelos de negócios disruptivos são aquelas que conseguem se posicionar de maneira diferenciada em seus distintos mercados por meio da criação de valor para seus clientes obtendo, assim, vantagens competitivas. A criação e a manutenção da vantagem competitiva demandam por estratégias inovadoras que, por sua vez, estão ancoradas na capacidade inovativa de cada organização. No entanto, não foram localizadas revisões de literatura em bases acadêmicas nacionais ou internacionais que relacionassem os temas ‘modelos de negócios’ e ‘capacidade inovativa’ na área de gestão. Deste modo, o objetivo com este estudo é mapear e analisar a produção científica internacional da área de gestão sobre os temas associados Modelos de Negócios e Capacidade Inovativa, combinando uma revisão bibliométrica com revisão integrativa de artigos publicados, entre 2013 e 2022, na base Web of Science. Foram analisados 57 artigos na revisão bibliométrica e 14 na revisão integrativa e os resultados apontam para uma conexão ainda recente entre os temas e os estudos encontrados focam na dinâmica do processo de inovação nas organizações e em conceitos como a inovação aberta, tratando os componentes de modelos de negócios de forma complementar.

Biografia do Autor

Thiago Victor Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Gestão da Informação - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN - Universidade Federal de Uberlândia

Janaina Maria Bueno, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Administração - UFPR

Doutora em Administração de Empresas - EAESP/FGV

Carlos Roberto Domingues, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração - EAESP/FGV

Luis Carlos Padrão, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração - EAESP/FGV

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos