COMPRA POR IMPULSO NO AMBIENTE ONLINE: UM ESTUDO COM FATORES COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIODEMOGRÁFICOS

Palavras-chave: Compra por impulso, Comportamento do Consumidor, Dimensões afetivas, Dimensões cognitivas, Marketing

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre os componentes cognitivos e afetivos da impulsividade e a compra por impulso online, bem como explorar a influência das características sociodemográficas dos consumidores nesse comportamento. Utilizando da abordagem teórica sobre compra impulsiva, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e descritivo, com dados coletados por meio de questionários aplicados a consumidores de uma plataforma de compras online residentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os dados foram tabulados e analisados utilizando estatística descritiva, correlação e testes de diferença entre médias. Os resultados apontam para uma relação estatisticamente significativa entre a compra por impulso e os componentes cognitivos e afetivos da impulsividade. Não foram encontradas relações entre as variáveis sociodemográficas e a compra por impulso. O estudo revela a importância dos componentes cognitivos e afetivos nas compras por impulso em ambientes online e traz implicações para os negócios, pois suas estratégias devem considerar altos níveis de deliberação cognitiva e conscienciosidade dos consumidores e compreender o desejo irresistível de comprar como oportunidade a ser explorada.

Biografia do Autor

Mateus da Mata Melo, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Carlos Henrique Gomes Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Thacyo Bruno Custódio de Morais, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras

Pós-doutorado em Marketing pela Purdue University-USA 

Professor Titular na Universidade Federal de Lavras (FCSA-DAE-UFLA)

Referências

Aquino, S. D.; Natividade, J. C. & Lins, S. L. B. (2019). Sua personalidade vai ao shopping? Relações entre personalidade e a compra por impulso. Psico, 50(4), e31905- e31905.

Araújo, G. P. & Ramos, A. S. M. (2010). Comportamento de Compra por Impulso em Shopping Centers: Pesquisa com Consumidores de Brasília-DF e Natal-RN. Revista Eletrônica de Administração, 16(3), 589-610.

Atalay, A. S., & Meloy, M. G. (2011). Retail therapy: A strategic effort to improve mood. Psychology & Marketing, 28(6), 638-659.

Bashar, A., Singh, S., & Pathak, V. K. (2023). A Influência da Cultura no Comportamento de Compra por Impulso: uma Revisão Sistemática da Literatura. BBR. Brazilian Business Review, 20, 465-484.

Brasil. Presidência da República. (2020). Medida Provisória nº 1.021, de 30 de dezembro de 2020. Dispõe sobre o valor do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2021.

Butcher, I. (2022). Pesquisa aponta perfil de compra do usuário brasileiro. Recuperado de https://www.mobiletime.com.br/noticias/02/08/2022/pesquisa-aponta-perfil-de-compra-do-usuario-brasileiro/.

Campos, C., & Lins, S. (2022). "Wine, sweet wine": significados e determinantes da compra por impulso de vinho do Porto. Innovar, 32(83), 35-50.

Chauhan, S.; Banerjee, R. & Dagar, V. (2023). Analysis of Impulse Buying Behaviour of Consumer During COVID-19: An Empirical Study. Millennial Asia, 14(2), 278–299.

Costa, F. C. X. (2003). Influências Ambientais e o Comportamento de Compra por Impulso: um Estudo em Lojas Físicas e Virtuais [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Costa, K. (2021). Pesquisa mostra que 44% das compras pela internet são por impulso. Recuperado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2021-10/pesquisa-mostra-que-44-das-compras-pela-internet-sao-por-impulso.

Cristo-Diniz, P. C. O., Matumoto, P. A., Brito, J. R., Fagundes, A. F. A., & Do Amaral, S. L. M. (2022). O papel das emoções na compra por impulso. Revista de Administração FACES Journal, 21(1), 116-137.

Fernandes, S. P., Lins, S., Aquino, S. D., & Mamede, S. (2022). To be VIP or not to be VIP: A Influência do Grupo de Amigos na Compra por Impulso de Bilhetes de Festivais de Música. Revista de Administração IMED, 12(1), 1-25.

Gonçalves, T. M., Silva, F. D., & Silva, L. L. (2021). Compra impulsiva: uma análise de reportagens sob a ótica da revista Exame. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia RBGE, 12(1), 1-18.

Hejase, H. J., Skaff, Y., Skaff, D. E., & Hejase, A. J. (2018). Effect of Education and Emotional Intelligence on Consumers Impulsive Buying Behavior. International Review of Management and Business Research., 7(3), 732–757.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2021). População brasileira chega a 213,3 milhões de habitantes, estima IBGE. Recuperado de https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2021/08/populacao-brasileira-chega-a-213-3-milhoes-de-habitantes-estima-ibge#:~:text=Entre%20as%20unidades%20da%20federa%C3%A7%C3%A3o,%C3%A9%20Roraima%2C%20com%20652.713%20moradores.

Liapati, G., Assiouras, I., & Decaudin, J. M. (2015). The role of fashion involvement, brand love and hedonic consumption tendency in fashion impulse purchasing. Journal of Global Fashion Marketing, 6(4), 251-264.

Lin, S., Tseng, H., Shirazi, F., Hajli, N., & Tsai, P. (2022). Exploring factors influencing impulse buying in live streaming shopping: a stimulus-organism-response (SOR) perspective. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics., 35 (6), 1383-1403.

Maymand, M. M., & Ahmadinejad, M. (2011). Impulse buying: the role of store environmental stimulation and situational factors (An empirical investigation). African Journal of Business Management, 5(34), 13057.

Malhotra, N. K. (2011). Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Pearson.

Mittal, S., Sondhi, N., & Chawla, D. (2018). Process of Impulse Buying: A Qualitative Exploration. Global Business Review, 19(1), 131-146.

Monteiro, T. S. & Mota, M. A. (2021). A compreensão da compra por impulso nos varejos físicos e eletrônicos. Revista Brasileira de Negócios e Desenvolvimento Regional, 8(1), 32-46.

Neto, M. B. G., Lessa, P. W. B., Silva, L. E. N., Grangeiro, R. R., & Oliveira Júnior, J. D. (2022). Vontade de comprar? um estudo sobre a tendência de consumo por impulso. Revista de Administração de Roraima-RARR, 12(5).

Peñaloza, V., Portela, M., S. O., Gerhard, F. & Quezado, I. (2018). Representação social da compra por impulso por consumidores de baixa renda. Consumer Behavior Review, 2(1), 1-12.

Prakash, G., Prakash, S., & Shrivastava, A. (2015). Demographics and Determinants of Impulse Buying Behaviour: A Comparative Analysis of Male and Female Customers. Journal of Management and Research, 2(2), 169-172.

Reck, D & Basso, K. (2018). Comportamento de compra por impulso em sites de compras coletivas. Revista Gestão Organizacional, 11(1), 45-63.

Rodrigues, R. I., Lopes, P., & Varela, M. (2021). Factors affecting impulse buying behavior of consumers. Frontiers in Psychology, 12, 697080.

Rook, D. W. (1987). The buying impulse. Journal of Consumer Research, 14(2), 189-199.

Rook, D. W. & Fisher, R. J. (1995). Normative influences on impulsive buying behavior. Journal of Consumer Research, 22(3), 305-313.

Stern, H. (1962). The significance of impulse buying today. Journal of Marketing, 26(2), 59-62.

Sun, B., Zhang, Y., & Zheng, L. (2023). Relationship between time pressure and consumers' impulsive buying—Role of perceived value and emotions. Heliyon, 9(12), e23185.

Teixeira, T., Lima, A., & Pacheco, J. (2022). A publicidade nas redes sociais como influenciadora da compra por impulso: Revisão da literatura. Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico, 2(1).

Vergara, S. C. (2016). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas.

Wang, P., & Zhai, Y. (2022). The impact of long-term orientation on compulsive buying behavior: A cross-cultural study. Frontiers in Psychology, 13, 979908.

Youn, S. (2000) The dimensional structure of consumer buying impulsivity: measurement and validation [Tese de Doutorado]. Universidade de Minnesota, Minneapolis.

Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos