QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Pandemia Covid-19, Profissionais da educação, Novos modelos de ensino, Ensino remoto

Resumo

A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no setor educacional, levando a uma transição para o ensino remoto e afetando a qualidade de vida dos professores. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos professores sobre a qualidade de vida no trabalho durante a pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu a análise de conteúdo de entrevistas. Três categorias foram examinadas: os novos modelos de ensino, as condições de trabalho dos professores e o uso de tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. Os resultados revelaram que o ensino remoto, embora uma solução emergencial, não atendeu às necessidades da educação básica e aumentou o estresse dos professores. No entanto, destacou-se que a tecnologia desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, embora o investimento ainda seja limitado. Além disso, ficou evidente que o ambiente escolar muitas vezes negligencia o bem-estar dos professores, que são o ativo mais importante da instituição. Portanto, é fundamental fornecer apoio e cuidado aos professores para promover motivação e satisfação no trabalho.

Biografia do Autor

Lucila Moura Ramos Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Administração da UFRN.

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos