ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO SECRETARIADO REMOTO: UMA NETNOGRAFIA NO INSTAGRAM

Palavras-chave: Marketing Digital. Marketing de Conteúdo. Social Media Marketing. Secretariado Remoto. Secretariado Executivo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como o secretariado remoto utiliza de ferramentas de marketing digital como estratégia de engajamento no Instagram. Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e netnográfica, com observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa deu-se em cinco etapas, com dados coletados nas contas do Instagram de quatro secretárias diariamente. Os dados avaliados são do feed e dos stories das secretárias, que foram acompanhadas por um mês, entre o dia 1º de setembro a 30 de setembro de 2020. A netnografia também contou com entrevistas às secretárias, realizadas por meio de plataformas online. Foi possível entender as estratégias utilizadas no Instagram pelas secretárias, a fim de promover o seu trabalho para crescer na rede, prospectar e fidelizar clientes e seguidores. Como principal resultado, percebeu-se que cada uma utiliza de diferentes estratégias, mas há semelhanças entre elas. Dentre elas, a utilização de uma identidade visual para padronizar e harmonizar o seu conteúdo, o uso de depoimentos de clientes a fim de gerar credibilidade ao seu trabalho, e o uso de hashtags e call to action, que, no marketing, consiste em um convite ao público para realizar uma ação.

Biografia do Autor

Maria Luisa Cotta, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. 

Carolina Andrea Gomez Winkler Sudré, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração, Professora Adjunta de Administração na Universidade Federal do Paraná, UFPR. 

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos