PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Palavras-chave: Ensino remoto, Covid-19, Docência, Educação contábil, Sentimentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como o ensino remoto foi experienciado por um grupo de professores de Ciências Contábeis de universidades públicas e privadas brasileirasdurante a pandemia do Covid-19. Para atingir esse propósito, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, operacionalizada por meio de doze entrevistas semiestruturadas com docentes da área contábil. Utilizou-se etapas metodológicas da vertente Straussiana da Grounded Theory para a análise dos dados. Os resultados apontam que os sentimentos mais marcantes durante essa experiência foram: incômodo, frustração, ansiedade, cansaço e preocupação. Ademais, notou-se que as experiências que mais impactaram os docentes estão relacionadas a participação e interação com os alunos, o processo de adaptação ao ensino remoto e o uso de tecnologia no decorrer das aulas. Por outro lado, também foi possível constatar pontos positivos relacionados ao evento em estudo, como a economia de tempo em razão do não deslocamento para o campus de ensino, o que permitiu maior flexibilidade dos docentes em relação à sua agenda profissional e pessoal. O estudo destaca a evidenciação de informações importantes quanto aos principais entraves e desafios encontrados pelos docentes o que pode ser utilizada para o desenvolvimento de alternativas que visem aprimorar esta forma de ensino.

Biografia do Autor

Guilherme Alves de Souza Andrade, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ciências Contábeis no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCC/UFMS). Graduando em Ciências Econômicas na Escola de Administração e Negócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Graduado em Ciências Contábeis na Escola de Administração e Negócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Integrante do grupo de pesquisa (Cnpq) NUPECON-ESAN - Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial.

Fabio Pereira da Silva, Faculdade de Economia e Administração - Universidade de São Paulo

Mestre e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Business Management com ênfase em finanças na University of California, San Diego, Estados Unidos. Graduado em Direito e em Ciências Contábeis. Professor Convidado da Pós-graduação em Direito Tributário e Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV), da Pós-graduação em Direito Tributário do Insper e dos MBAs IFRS e Gestão Tributária da FIPECAFI. Professor de Contabilidade Tributária na Graduação em Ciências Contábeis da FIPECAFI. Advogado Tributarista em São Paulo.

Eduardo Corneto Silva, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Uniderp de Campo Grande. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atuação em pesquisas na Linha de Inovação focado nas áreas de Marketing Relationship Management (CRM), Capacidade de Inovação, Internet of Things (IoT) e Agronegócio. Foi professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Nova Andradina, 2015 e 2019.

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Publicado
2023-12-01
Seção
Artigos