PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como o ensino remoto foi experienciado por um grupo de professores de Ciências Contábeis de universidades públicas e privadas brasileirasdurante a pandemia do Covid-19. Para atingir esse propósito, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, operacionalizada por meio de doze entrevistas semiestruturadas com docentes da área contábil. Utilizou-se etapas metodológicas da vertente Straussiana da Grounded Theory para a análise dos dados. Os resultados apontam que os sentimentos mais marcantes durante essa experiência foram: incômodo, frustração, ansiedade, cansaço e preocupação. Ademais, notou-se que as experiências que mais impactaram os docentes estão relacionadas a participação e interação com os alunos, o processo de adaptação ao ensino remoto e o uso de tecnologia no decorrer das aulas. Por outro lado, também foi possível constatar pontos positivos relacionados ao evento em estudo, como a economia de tempo em razão do não deslocamento para o campus de ensino, o que permitiu maior flexibilidade dos docentes em relação à sua agenda profissional e pessoal. O estudo destaca a evidenciação de informações importantes quanto aos principais entraves e desafios encontrados pelos docentes o que pode ser utilizada para o desenvolvimento de alternativas que visem aprimorar esta forma de ensino.
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