A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A EXPERIÊNCIA DOCENTE E DISCENTE NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NA ÚLTIMA DÉCADA
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura acerca dos estilos de aprendizagem e da experiência docente e discente no ensino em Administração durante a última década. Para tanto, aprofunda-se, em sua fundamentação, as temáticas dos estilos de aprendizagem e da experiência docente e discente. É um estudo de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico por meio do uso da construção de uma revisão sistemática da literatura, dividindo o processo de análise em três fases: preparação de um protocolo, seleção dos artigos encontrados nas bases Spell e Scielo e a análise em detalhamento das publicações. Destaca-se que foram analisados 12 trabalhos, sendo um único oriundo de evento e os demais em periódicos de circulação nacional. Os resultados revelam a escassez de pesquisas que abordem a relação entre essas temáticas de estilos de aprendizagem e experiência docente e discente. Portanto, pôde-se concluir que ainda há um caminho a se avançar sobre esta temática no contexto do ensino em Administração, na qual foram apresentadas algumas sugestões para promover estudos que colaborem nas nuances que envolvem os estilos de aprendizagem e sua relação com as experiências vividas por professores e alunos no ambiente de aprendizagem
Referências
Almeida, V. M. D. & Oliveira, I. L. (2021) A importância da pesquisa científica para a expansão do conhecimento interdisciplinar. In: III Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e VII Encontro de Pesquisadores da Rádio, 2021. Anais do Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias.
Brizola, J. & Fantin, N. (2017) Revisão Da Literatura e Revisão Sistemática Da Literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 3, n. 2.
Del Fiaco, J. L. M.; Ferreira, C. R.; Machado, D. B. De O. C.; Soares, E. C.; Marques, I. C.; Rocha, M. D.; De Almeida, P. R. V.; De Menezes, R. J. S.; Do Nascimento, R. M. De L. L. (2022) Experiências Docentes Do Curso De Administração No Processo De Ensino-Aprendizagem-Avaliação Durante A Pandemia. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2.
Carvalho, L. M. C.; Cândido, R. B.; Ribeiro, D. M. N. M. & Viana, A. B. N. (2019) Estilos de aprendizagem de estudantes universitários portugueses: uma proposta para visualização dos estilos predominantes. Revista Pensamento & Realidade. V. 34. N. 3.
Cordeiro, R. A. & Silva, A. B. (2012) Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças?. Revista de Administração UFSM. Santa Maria, [S. l.], v. 5, p. 245-262, 8 jul.
Creswell, J. W. W. (2010) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Freire, P. (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 1.
Gomes, G. R. S.; Silva, A. B.; Santos, G. T. & Fidelis, S. T. S. (2015) Estilos de aprendizagem de alunos dos cursos de Administração: Uma análise multidimensional. Enanpad, [S. l.], ano 2015, p. 5-14, 13 set.
Isaia, S. M. A. & Maciel, A. M. R. (2011) Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: Construindo a aprendizagem docente. Imagens da Educação, v. 1, n. 1, p. 37-47.
Lima, T. B. (2020) Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria. Tur., Visão e Ação, v22, n2, p277-296, Mai./Jun.
Lima, T. B. & Silva, A. B. (2013) Difusão das perspectivas teóricas da aprendizagem na formação de administradores. REICE - Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 11, n. 3, p. 05-30.
Lima, T. B. (2011) Estratégias de Ensino Balizadas pela Aprendizagem em Ação: Um Estudo de Caso no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. 221f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB, João Pessoa – PB.
Lima, T. B. (2016) Fatores Facilitadores e Limitantes da Aprendizagem Autodirecionada para o Ensino em Administração. Gestão.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 125-135.
Loureiro, S. A.; Noletto, A. P. R.; Santos, L. S.; Júnior, J. B. S. S. & Lima JUNIOR, O. F. (2016) O uso do método de revisão sistemática da literatura na pesquisa em logística, transportes e cadeia de suprimentos. Revista Transportes, v. 24, n. 1.
Meurer, Alison Martins; Pedersini, Diana Rafaela; Antonelli, Ricardo Adriano. & Voese, Simone Bernardes. (2018) Estilos de Aprendizagem e Rendimento acadêmico da Universidade. Revista Iberoamericana, [S. l.], p. 33-43, 26 ago.
Neto, A. F. S & Silva, J. D. G. (2019) Valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores de contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais. Revista de Contabilidade e Organizações, [S. l.], p. 3. maio.
Pena, A. F. R.; Cavalcante, B. & Mioni, C. C. (2014) A teoria de Kolb: análise dos estilos de aprendizagem no curso de administração da FECAP. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 64-84, jul./dez.
Rocha, V. K. O. Bittencourt, I. M.; Desidério, P. H. & Antônio Sobrinho, C. (2018) Gerações e Estilo de Aprendizagem: Um Estudo com Alunos de uma Universidade Pública em Alagoas. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 50, p. 80-96.
Simões, M. P. A.; Melo, L. S. A.; Batista, F. F. & Cirne, G. M. P. (2018) Análise relacional entre estilos de aprendizagem e métodos de ensino em um curso de ciências contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. V. 6. N. 3.
Silva, A. B.; Lima, T. B.; Sonaglio, A. L. B. & Godoi, C. K. (2012) Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 11-46, 31 mar.
Silva, A. B. (2008) O contexto social da aprendizagem de gerentes. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 6, art. 165, p. 26-52.
Silva, A. B.; Darós, L. C.; Coelho, A. L. A. L.; Perelló-Marin, M. R. & Mascarell, C. S. (2019) Estilos y estrategias de aprendizaje de estudiantes: un estudio comparativo entre España y Brasil. Journal of Management and Business Education. Ed. 2(3), 193-213.
Silva, A. B. & Lima, T. B. (2018) Como os mestrandos aprendem? Significados e Transformações em um programa de pós-graduação em Administração. Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, p. 39-55.
Silva, L. Q.; Bady, J. B. & Felicetti, V. L. (2020) A experiência docente e o uso do Google for education na Educação. Devir Educação. Lavras, vol. 2. N. 4.
Silva, T. B. J. & Biavatti, V. T. (2018) Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15 (37), 3-33.
Silva, A. B. & Costa, F. J. (2014) Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, p. 30-57.
Sonaglio, A. L. B.; Godoi, C. K. & Silva, A. B. (2013) Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em administração em instituições de ensino superior. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 123-159.
Stake, R. E. (2011) Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso.
Tardif, Maurice. (2005) Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Truong, H. M. (2016) Integrating learning styles and adaptive e-learning system: Current developments, problems and opportunities. Computers in Human Behavior, v. 55, p. 1185– 1193.
Villardi, B. Q. (2011) Implicações da Aprendizagem Experiencial e da Reflexão Pública para o Ensino de Pesquisa Qualitativa e a Formação de Mestres em Administração. RAC, Curitiba, v. 15, n. 5, art. 1, pp. 794-814, Set./Out.
Welter, C. V. N; Bichueti, R. S.; Sausen, J. F. C. L. & Baggio, D. K. (2021) Como se forma um docente universitário para o ensino da administração? Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil. RAD - Revista Administração em Diálogo, 23(3), 77-95.
Winkler, I, A; Morais, J. C. A.; A; Silva, K. S; Pinho, J. A. G. (2012) O processo de ensino e aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes. Repositório Institucional da UFBA. In: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25739 Acesso em: janeiro de 2023.
Zabalza, M.A. (2004) O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Zanatta, J. M. (2018) Relato De Experiência Docente Em Disciplina De Prática Profissional Em Curso De Bacharelado Em Administração: Resultados Preliminares. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, Nº. 000126
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.