A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A EXPERIÊNCIA DOCENTE E DISCENTE NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NA ÚLTIMA DÉCADA

Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Experiência. Revisão sistemática de literatura

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura acerca dos estilos de aprendizagem e da experiência docente e discente no ensino em Administração durante a última década. Para tanto, aprofunda-se, em sua fundamentação, as temáticas dos estilos de aprendizagem e da experiência docente e discente. É um estudo de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico por meio do uso da construção de uma revisão sistemática da literatura, dividindo o processo de análise em três fases: preparação de um protocolo, seleção dos artigos encontrados nas bases Spell e Scielo e a análise em detalhamento das publicações. Destaca-se que foram analisados 12 trabalhos, sendo um único oriundo de evento e os demais em periódicos de circulação nacional. Os resultados revelam a escassez de pesquisas que abordem a relação entre essas temáticas de estilos de aprendizagem e experiência docente e discente. Portanto, pôde-se concluir que ainda há um caminho a se avançar sobre esta temática no contexto do ensino em Administração, na qual foram apresentadas algumas sugestões para promover estudos que colaborem nas nuances que envolvem os estilos de aprendizagem e sua relação com as experiências vividas por professores e alunos no ambiente de aprendizagem

Biografia do Autor

CRYSLAYNE SILVA LOURENÇO, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Administração (UFPB/Campus IV)

MARIA HELENA GOMES DE LIMA, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Administração (UFPB/Campus IV)

NÍVEA MARCELA MARQUES NASCIMENTO DE MACÊDO, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração (PPGA/UFPB)

Professora do DCSA/CCAE/UFPB

 

THALES BATISTA DE LIMA, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração (PPGA/UFPB)

Professor do DCSA/CCAE/UFPB

Referências

Almeida, V. M. D. & Oliveira, I. L. (2021) A importância da pesquisa científica para a expansão do conhecimento interdisciplinar. In: III Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e VII Encontro de Pesquisadores da Rádio, 2021. Anais do Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias.

Brizola, J. & Fantin, N. (2017) Revisão Da Literatura e Revisão Sistemática Da Literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 3, n. 2.

Del Fiaco, J. L. M.; Ferreira, C. R.; Machado, D. B. De O. C.; Soares, E. C.; Marques, I. C.; Rocha, M. D.; De Almeida, P. R. V.; De Menezes, R. J. S.; Do Nascimento, R. M. De L. L. (2022) Experiências Docentes Do Curso De Administração No Processo De Ensino-Aprendizagem-Avaliação Durante A Pandemia. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2.

Carvalho, L. M. C.; Cândido, R. B.; Ribeiro, D. M. N. M. & Viana, A. B. N. (2019) Estilos de aprendizagem de estudantes universitários portugueses: uma proposta para visualização dos estilos predominantes. Revista Pensamento & Realidade. V. 34. N. 3.

Cordeiro, R. A. & Silva, A. B. (2012) Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças?. Revista de Administração UFSM. Santa Maria, [S. l.], v. 5, p. 245-262, 8 jul.

Creswell, J. W. W. (2010) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Freire, P. (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 1.

Gomes, G. R. S.; Silva, A. B.; Santos, G. T. & Fidelis, S. T. S. (2015) Estilos de aprendizagem de alunos dos cursos de Administração: Uma análise multidimensional. Enanpad, [S. l.], ano 2015, p. 5-14, 13 set.

Isaia, S. M. A. & Maciel, A. M. R. (2011) Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: Construindo a aprendizagem docente. Imagens da Educação, v. 1, n. 1, p. 37-47.

Lima, T. B. (2020) Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria. Tur., Visão e Ação, v22, n2, p277-296, Mai./Jun.

Lima, T. B. & Silva, A. B. (2013) Difusão das perspectivas teóricas da aprendizagem na formação de administradores. REICE - Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 11, n. 3, p. 05-30.

Lima, T. B. (2011) Estratégias de Ensino Balizadas pela Aprendizagem em Ação: Um Estudo de Caso no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. 221f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB, João Pessoa – PB.

Lima, T. B. (2016) Fatores Facilitadores e Limitantes da Aprendizagem Autodirecionada para o Ensino em Administração. Gestão.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 125-135.

Loureiro, S. A.; Noletto, A. P. R.; Santos, L. S.; Júnior, J. B. S. S. & Lima JUNIOR, O. F. (2016) O uso do método de revisão sistemática da literatura na pesquisa em logística, transportes e cadeia de suprimentos. Revista Transportes, v. 24, n. 1.

Meurer, Alison Martins; Pedersini, Diana Rafaela; Antonelli, Ricardo Adriano. & Voese, Simone Bernardes. (2018) Estilos de Aprendizagem e Rendimento acadêmico da Universidade. Revista Iberoamericana, [S. l.], p. 33-43, 26 ago.

Neto, A. F. S & Silva, J. D. G. (2019) Valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores de contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais. Revista de Contabilidade e Organizações, [S. l.], p. 3. maio.

Pena, A. F. R.; Cavalcante, B. & Mioni, C. C. (2014) A teoria de Kolb: análise dos estilos de aprendizagem no curso de administração da FECAP. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 64-84, jul./dez.

Rocha, V. K. O. Bittencourt, I. M.; Desidério, P. H. & Antônio Sobrinho, C. (2018) Gerações e Estilo de Aprendizagem: Um Estudo com Alunos de uma Universidade Pública em Alagoas. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 50, p. 80-96.

Simões, M. P. A.; Melo, L. S. A.; Batista, F. F. & Cirne, G. M. P. (2018) Análise relacional entre estilos de aprendizagem e métodos de ensino em um curso de ciências contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. V. 6. N. 3.

Silva, A. B.; Lima, T. B.; Sonaglio, A. L. B. & Godoi, C. K. (2012) Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 11-46, 31 mar.

Silva, A. B. (2008) O contexto social da aprendizagem de gerentes. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 6, art. 165, p. 26-52.

Silva, A. B.; Darós, L. C.; Coelho, A. L. A. L.; Perelló-Marin, M. R. & Mascarell, C. S. (2019) Estilos y estrategias de aprendizaje de estudiantes: un estudio comparativo entre España y Brasil. Journal of Management and Business Education. Ed. 2(3), 193-213.

Silva, A. B. & Lima, T. B. (2018) Como os mestrandos aprendem? Significados e Transformações em um programa de pós-graduação em Administração. Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, p. 39-55.

Silva, L. Q.; Bady, J. B. & Felicetti, V. L. (2020) A experiência docente e o uso do Google for education na Educação. Devir Educação. Lavras, vol. 2. N. 4.

Silva, T. B. J. & Biavatti, V. T. (2018) Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15 (37), 3-33.

Silva, A. B. & Costa, F. J. (2014) Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, p. 30-57.

Sonaglio, A. L. B.; Godoi, C. K. & Silva, A. B. (2013) Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em administração em instituições de ensino superior. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 123-159.

Stake, R. E. (2011) Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso.

Tardif, Maurice. (2005) Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Truong, H. M. (2016) Integrating learning styles and adaptive e-learning system: Current developments, problems and opportunities. Computers in Human Behavior, v. 55, p. 1185– 1193.

Villardi, B. Q. (2011) Implicações da Aprendizagem Experiencial e da Reflexão Pública para o Ensino de Pesquisa Qualitativa e a Formação de Mestres em Administração. RAC, Curitiba, v. 15, n. 5, art. 1, pp. 794-814, Set./Out.

Welter, C. V. N; Bichueti, R. S.; Sausen, J. F. C. L. & Baggio, D. K. (2021) Como se forma um docente universitário para o ensino da administração? Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil. RAD - Revista Administração em Diálogo, 23(3), 77-95.

Winkler, I, A; Morais, J. C. A.; A; Silva, K. S; Pinho, J. A. G. (2012) O processo de ensino e aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes. Repositório Institucional da UFBA. In: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25739 Acesso em: janeiro de 2023.

Zabalza, M.A. (2004) O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.

Zanatta, J. M. (2018) Relato De Experiência Docente Em Disciplina De Prática Profissional Em Curso De Bacharelado Em Administração: Resultados Preliminares. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, Nº. 000126

Publicado
2023-10-06
Seção
Artigos