ANÁLISE DO MARKETING VERDE DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS

Palavras-chave: Marketing Verde, Greenwashing, Natura

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar se as ações de marketing verde da Natura & Co., uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, apresentam características de greenwashing. O tema sustentabilidade ocupa cada vez maior espaço na mídia e também nas discussões no ambiente corporativo, em face da conscientização crescente da humanidade à relevância do meio ambiente. Muitas organizações perceberam que a adoção de práticas sustentáveis poderia representar uma oportunidade para consolidar a sua posição. Neste estudo foi analisado o caso da empresa Natura Cosméticos, com base em dados secundários, disponibilizados publicamente, por meio de relatórios anuais auditados, considerando os requisitos sugeridos por Corporate Knights Index, evidenciando aspectos atendidos e não atendidos. Como contribuição prática este estudo oferece a indicação para os gestores organizacionais de práticas que devem ser observadas, no âmbito do Marketing Verde, para informar para o mercado, seja consumidor ou possíveis investidores/ acionistas, sobre a real situação da empresa, no tocante à sustentabilidade organizacional.

Biografia do Autor

Camila Costa

mestre em qualidade ambiental

Paola Schmitt Figueiro

doutora em administração

Luciane Pereira Viana

doutora em diversidade e inclusão social

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Publicado
2023-04-12
Seção
Artigos