Cooperativas: Um Levantamento Bibliométrico da Produção Científica do ENANPAD Entre 2010-2014

  • Cristina Aparecida da Silva Duarte Aluna do Curso de Graduação em Administração, da Escola de Administração e Negócios (ESAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • José Carlos de Jesus Lopes Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE), pela UFPR. Mestre em Teoria Econômica pela UEM-PR. Pós-Graduado Lato Senso em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela UCSAL-BA. Bacharel em Ciências Econômicas, pela UCSAL-BA. Bacharel em Administração, com ênfase em Comércio Exterior, pela FECEA-PR. Professor da disciplina Estado, Sociedade e Administração Pública, do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede – PROFIAP, da Escola de Administração e Negócios (ESAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do (UFMS).
  • Luiz Miguel Renda dos Santos Doutor em Financiamento e Pesquisa de Mercado, pela UAM-ESPANHA. Mestre em Estudos Avançados em Finanças, pela UAM-ESPANHA. Pós-Graduado Lato Senso em Métodos e Técnicas de Ensino, pela UNIDERP-MS. Pós-Graduado Lato Senso em Auditoria, pela UAM-ESPANHA. Pós-Graduado Lato Senso em Contabilidade Avançada, pela UAM-ESPANHA. Bacharel em Ciências Contábeis, pela UCDB-MS. Professor da disciplina de Administração Financeira, do Curso de Graduação em Administração e de em Ciências Contábeis, da Escola de Administração e Negócios (ESAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Palavras-chave: Administração. Agronegócio. Bibliometria. Cooperativas. Método de Pesquisa.

Resumo

As cooperativas são arranjos institucionais, cuja estrutura organizacional baseia-se nos princípios doutrinários do cooperativismo. Por sua importância na dinâmica social e econômica, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar o perfil das pesquisas que tratem do tema Cooperativas, publicadas entre 2010 e 2014, nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva,com base numa revisão bibliográfica e aplicação do método bibliométrico, com técnica mista de análise de dados. Os resultados indicam que as áreas de Estratégia nas Organizações, Estudos Organizacionais e Administração Pública são as que mais publicam sobre o tema. Observou-se que os autores que pesquisam o tema pertencem às universidades brasileiras, localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Os estudos mostraram a existência de uma maior atenção das pesquisas acadêmicas para estudos empíricos, tais como os Estudos de Caso e Pesquisa de Campo. A grande parte das publicações faz referência às Cooperativas ligadas ao setor do agronegócio brasileiro. Igualmente, foi possível verificar a predominância dos temas ligados, nas áreas interdisciplinares que envolvem as logicas da Economia Solidária e do Empreendedorismo, no período pesquisado.
Publicado
2016-04-06
Seção
Artigos