Marketing de Relacionamento: O Caso de Uma Concessionária de Veículos Comerciais

  • Natane de Cassia Leivas de Medeiros Centro Universitário Franciscano Bacharel em Administração
  • Eduardo Antoniazzi da Cas Centro Universitário Franciscano Bacharel em Administração
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria Mestre em Engenharia de Produção
Palavras-chave: Marketing, Marketing de relacionamento, CRM.

Resumo

Nos dias de hoje, os gestores estão buscando manter seus clientes atuais e desenvolver relacionamentos mais fortes e lucrativos com os mesmos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a carteira de clientes de uma concessionária de veículos comerciais localizada em Santa Maria – RS a fim de desenvolver uma estratégia de relacionamento. Para isso, utilizou uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, sendo desenvolvida em duas partes: primeiro analisou-se a carteira de clientes da empresa com o propósito de identificar sua real situação; em seguida, foi traçado uma estratégia de relacionamento através do resultado da análise. Entre os resultados obtidos, constatou-se que a carteira de clientes da empresa girava muito pouco, com suas vendas concentradas nos mesmos clientes e com um número significativo de inativos. Com o plano de reativação adotado foi possível reativar 12,6% desses clientes inativos, além de atualizar a carteira da empresa analisada.
Publicado
2016-04-06
Seção
Artigos