FACILIDADES E DIFICULDADES DA COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS QUE INTEGRAM A ROTA CERVEJEIRA EM SANTA CATARINA
Resumo
O termo inovação tem sido cada vez mais utilizado para descrever o comportamento no setor do turismo, sendo que, a cooperação se apresenta como uma alternativa para as empresas sobreviverem no mercado. O objetivo desse estudo é identificar as facilidades e dificuldades da cooperação para inovação dos empreendimentos turísticos que integram a Rota Vale da Cerveja (RTVC) em Santa Catarina. Como procedimentos metodológicos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa, com pesquisas dos tipos descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas através de um questionário, com os oito responsáveis dos empreendimentos turísticos que integram a rota. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica análise de conteúdo proposta por Bardin e os softwares Microsoft® Excel™ e IRAMUTEQ. As informações coletadas foram tabuladas e as respostas apresentadas no formato de quadros e tabelas. Como os principais resultados destacam-se que, os relacionamentos cooperativos possibilitam diversas alternativas para as empresas, que se estivem sozinhas levariam mais tempo para conseguir. Essas relações associadas a uma rota e a inovação, torna-se um indicador importante para a competitividade das empresas no mercado, considerando-se que as interações entre diferentes atores desempenham função-chave no desenvolvimento inovativo.
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