A GESTÃO DO TURISMO E DA SUSTENTABILIDADE EM FORTALEZA/CE: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS AGENTES POLÍTICOS E ECONÔMICOS SOBRE A AV. BEIRA-MAR

Palavras-chave: Gestão do Turismo. Sustentabilidade. Avenida Beira-Mar de Fortaleza.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar a percepção dos atores (turistas, gestores públicos e privados) da Avenida Beira-Mar de Fortaleza-CE quanto à gestão do turismo praticado nessa região e sobre as ações de requalificação e infraestrutura da Av. Beira-Mar serem ou não sustentáveis. A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa e uma amostragem não probabilística, intencional e por conveniência, além da revisão da literatura das temáticas abordadas. Os principais autores referenciados neste estudo foram Coriolano, Leitão e Vasconcelos (2008); Medeiros e Moraes (2013); e Paiva (2014). A coleta de dados foi efetuada pela aplicação de questionários (Google Forms) por meio de mídias sociais (TripAdvisor, WhatsApp e Instagram) para 23 turistas e 11 gestores públicos e privados no tocante à Av. Beira-Mar. Os resultados obtidos concluíram que a percepção dos agentes relacionados às atividades turísticas desenvolvidas no local pesquisado caminha paralelamente entre o turismo sustentável e insustentável. Logo, a sustentabilidade presente na Avenida Beira-Mar é incipiente e pontual, as atividades características do turismo contribuem muito mais para as questões econômicas e sociais do que as questões cultural e ambiental. Outrossim, provocam um crescimento desordenado e excludente na região, e ainda distante da necessária promoção da sustentabilidade local e turística.

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Publicado
2022-10-25
Seção
Artigos