Metodologias e Ferramentas Para a Gestão do Pós desenvolvimento de Produtos: Estudo de Caso em Multinacional Fabricante de Eletrodomésticos

  • Marcela Avelina Bataghin Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Ocimar Aparecido Matielo Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior - IMMES
  • José Carlos de Toledo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos, Gestão, Ferramentas, Metodologias.

Resumo

A indústria de eletrodomésticos da linha branca (White Goods) vem se destacando na variedade de produtos oferecidos ao mercado consumidor. Para isto é necessário pesquisas e investimentos em desenvolvimento de novos produtos. Este artigo tem como objetivo principal descrever e analisar a gestão das atividades de Pós – Desenvolvimento de Produtos em uma empresa fabricante de eletrodomésticos da linha branca, localizada no interior do estado de São Paulo. Trata-se de uma breve revisão bibliográfica e documental seguida de uma pesquisa ação, focando na adoção de metodologias e ferramentas para identificação de problemas e oportunidades de melhoria na fabricação de lavadoras de roupa automáticas. Identificou-se que a adoção de metodologias e ferramentas de gestão e apoio ao PDP como o QFD, MASP, FMEA, benchmarking e etnografia durante as atividades do Pós – Desenvolvimento contribuem para a descoberta de novas oportunidades de mercado, além aumentar a rapidez no entendimento e resolução de problemas de projeto e de produto, melhoria da qualidade e aumento da satisfação dos consumidores.
Publicado
2014-12-01
Seção
Artigos