Segmentação de Produtores Rurais Baseada em Estilo de Vida: Uma Aplicação no Mercado de Fertilizantes

  • Caetano Haberli Júnior Escola Superior de Propaganda e Marketing e Agro.Ipes
  • Eduardo Eugênio Spers Escola Superior de Propaganda e Marketing PMDGI
Palavras-chave: Estilo de Vida, Segmentação, Produtor Rural, Mercado de Fertilizantes, Agronegócios.

Resumo

Este artigo procurou determinar se os produtores rurais são diferenciados por estilos de vida. Como a segmentação por estilos de vida contribui para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing no agronegócio focando a indústria e o mercado de fertilizantes. Os 263 produtores entrevistados nesta pesquisa foram agrupados em cinco clusters distintos. Ficou demonstrado na análise de dados que existem fortes indícios para diferenciar produtores rurais por estilos de vida conforme suas atividades baseadas em: valores profissionais e pessoais, personalidade, preocupações, objetivos de vida, objetivos do negócio, satisfação e opiniões.
Publicado
2014-08-01
Seção
Artigos