Sustentabilidade Empresarial de Grandes Empresas Brasileiras: Uma Análise da Dimensão Ambiental

  • Jaqueline Carla Guse Universidade Regional de Blumenau
  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria
  • Alini da Silva Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Sustentabilidade empresarial, dimensão ambiental, grandes empresas.

Resumo

Diante das preocupações em se manter um planeta sustentável, e as exigências cada vez maiores da sociedade como um todo, coube às empresas buscar o desenvolvimento de ações para o cumprimento deste ideal, e assim sobreviver em um mercado competitivo, atendendo as necessidades da sociedade e do meio ambiente. Em vista disso, o presente estudo tem como questão problema: qual é o posicionamento de grandes empresas brasileiras em relação à sustentabilidade empresarial em sua dimensão ambiental? A partir do problema ora apresentado, se propôs a identificar o desempenho de sustentabilidade apresentado pelas empresas estudadas. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com análise dos dados de forma qualitativa, sendo sua coleta de dados desenvolvida por meio de um questionário estruturado, proposto por Callado (2010), onde foram averiguados 43 (quarenta e três) indicadores de sustentabilidade, divididos em suas três dimensões básicas (ambiental, econômica e social). Os resultados indicam que todas as dez empresas estudadas obtiveram um desempenho satisfatório na dimensão ambiental da sustentabilidade analisada. Apesar de serem atuantes em ramos de atividades distintos, todas as empresas são corresponsáveis quando se menciona o fato de desenvolver suas atividades de maneira que possam garantir um meio ambiente preservado.
Publicado
2013-12-01
Seção
Artigos