Medição de Desempenho: Avaliando o Sistema de uma Instituição de Ensino do RS

  • Elvis Silveira Martins Universidade Federal de Pelotas Pelotas/RS, Brasil
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Jamerson Viegas Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia
  • Gustavo Henrique Silva Souza Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Attributes, Performance Measurement, Institution of Higher Education.

Resumo

Este trabalho busca avaliar os atributos dos sistemas de medição de desempenho de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. A metodologia baseou-se em pesquisa quantitativa com amostra intencional, onde as informações foram coletadas por meio de questionários respondidos pelo corpo administrativo. Observou-se que o ponto crítico do sistema de medição de desempenho reside na baixa participação dos colaboradores na definição dos indicadores, por outro lado, a integração dos sistemas com os objetivos dos diversos setores foi o atributo com o maior realce positivo. O estudo destaca-se por abordar um tema específico e explorar suas características, contribuindo para a literatura, gerando suporte as decisões gerenciais e ampliando os horizontes para novas pesquisas. Por fim, o presente artigo procura reduzir a fronteira entre o tema avaliação de desempenho e estudos organizacionais.
Publicado
2013-08-01
Seção
Artigos