ANÁLISE SHIFT-SHARE PARA TOMAR DECISÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM PME
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma aplicação da análise Shift-Share na seleção de países para fins de internacionalização, como uma ferramenta significativa para a tomada de decisões em pequenas e médias empresas. A análise foi realizada para examinar os países que conquistaram e perderam partes de mercado em termos de importação do produto que o hipotético empresário queria internacionalizar. O exemplo apresentado mostra a viabilidade da análise para uma orientação correta nos mercados internacionais para as PME. A análise Shift-Share realizada revelou que cinco (Australia, Austria, Burkina Faso, Bulgaria y Bahréin) dos 11 analisados na região ganharam participação no mercado internacional de serviços durante o período do estudo, demonstrando sua viabilidade para um processo de internacionalização.
Referências
Albahash, Z. F., & Ansari, M. N. M. (2019). Selection of design variables using complex proportional assessment and analysis of a rear underride protection device. International Journal of Crashworthiness, 1-8. doi: https://doi.org/10.1080/13588265.2018.1511232
Alexander, N. (2007). International market selection: measuring actions instead of intentions. Journal of Services Marketing, 21(6), 424-434. doi:10.1108/08876040710818912
Bayat, R., & Ziaei-Moayyed, A. (2017). Conflicts in the Middle East and the Performance and Futureof D8 Group. The Quarterly Journal of Political Studies of Islamic World, 6(8), 35-48.
Caiazza, R. (2016). Internationalization of SMEs in high potential markets. Trends in Food Science & Technology, 58, 127-132. doi:https://doi.org/10.1016/j.tifs.2016.10.002
Cano, J., Campo, E., & Gómez Montoya, R. (2017). International Market Selection Using Fuzzy Weighing and Monte Carlo Simulation. Polish Journal of Management Studies, 16(2), 40-50. doi: https://doi.org/10.17512/pjms.2017.16.2.04
Česlovas, P. (2007a). Export Marketing and Promotion: Analysis of Theories and Practice for Composing of Lithuanian Export Promotion Strategy. Ekonomika ir vadyba: aktualijos ir perspektyvos., 2(9), 218-227.
Česlovas, P. (2007b). The Main Strategic Directions in Improving of Export Development in Lithuania. Engineering Economics, 51(1), 29-35.
Costa, E., Soares, A. L., & de Sousa, J. P. (2016). Information, knowledge and collaboration management in the internationalisation of SMEs: A systematic literature review. International Journal of Information Management, 36(4), 557-569. doi:https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2016.03.007
Craig, C. S., & Douglas, S. P. (2005). International Marketing Research. (Third ed.). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons Inc.
Cheptea, A., Gaulier, G., & Zignago, S. (2005). World Trade Competitiveness: A Disaggregated View by Shift-Share Analysis. CEPII Working Paper, (23), 1-50. doi:http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1994941
Chiang, S.-h. (2012). Shift-share analysis and international trade. The Annals of Regional Science, 49(3), 571-588. doi:10.1007/s00168-011-0465-1
Dinc, M., & Haynes, K. E. (1998). International Trade and Shift-Share Analysis: A Specification Note. Economic Development Quarterly, 12(4), 337-343. doi:10.1177/089124249801200406
Fernandes, C. I. M. A. S., Ferreira, J. J. M., Lobo, C. A., & Raposo, M. (2020). The impact of market orientation on the internationalisation of SMEs. Review of International Business and Strategy, 30(1), 123-143. doi:10.1108/RIBS-09-2019-0120
Gazel, R. C., & Schwer, R. K. (1998). Growth of International Exports among the States: Can a Modified Shift-Share Analysis Explain it? International Regional Science Review, 21(2), 185-204. doi:10.1177/016001769802100205
Green, R. T., & Allaway, A. W. (1985). Identification of Export Opportunities: A Shift-Share Approach. Journal of Marketing, 49(1), 83-88. doi:10.2307/1251178
Green, M. C., & Keegan, W. J. (2020). Global Marketing. 10th ed. Harlow: Pearson Education.
He, X., Lin, Z., & Wei, Y. (2016). International market selection and export performance: a transaction cost analysis. European Journal of Marketing, 50(5/6), 916-941. doi: https://doi.org/10.1108/EJM-02-2013-0083
Hollensen, S. (2017). Global Marketing. 7th ed. Harlow: Pearson Education.
Hu, J., Zhang, X., Yang, Y., Liu, Y., & Chen, X. (2020). New doctors ranking system based on VIKOR method. International Transactions in Operational Research, 27(2), 1236-1261. doi: https://doi.org/10.1111/itor.12569
Jackson, R. W., & Haynes, K. E. (2020). Shift–Share Analysis. In A. Kobayashi (Ed.), International Encyclopedia of Human Geography (Second Edition) (pp. 199-205). Oxford: Elsevier.
Jain, S. C. (2007). State of the art of international marketing research: directions for the future. Journal for Global Business Advancement, 1(1), 4-19. doi: https://doi.org/10.1504/JGBA.2007.012546
Johansen, D., & Knight, G. (2008). International Marketing Research: Opportunities and Challenges in the 21st Century. Alex Rialp, Josep Rialp (Eds.), Advances in International Marketing, Volume 17, S. Tamer Cavusgil (Series Ed.), Elsevier, Oxford. International Business Review, 17(3), 368-369. doi: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2008.01.004
Kamara, S. M., & Sesay, B. (2008). A Comparative Study on the Export Competitiveness of the Mineral Industries of the Mano River Union Countries in the US Market Using the Shift Share Analysis. International Journal of Research in Business Studies and Management, 5(12), 49-59.
Köhr, C. K., Camanzi, L., & Malorgio, G. (2018). Exploring structural and strategic correlates of difficulties in the internationalisation process of Italian wine SMEs. Wine Economics and Policy, 7(1), 13-23. doi:https://doi.org/10.1016/j.wep.2018.01.004
Lakkakula, P., Dixon, B. L., Thomsen, M. R., Wailes, E. J., & Danforth, D. M. (2015). Global rice trade competitiveness: a shift-share analysis. Agricultural Economics, 46(5), 667-676. doi: https://doi.org/10.1111/agec.12162
Li, H., & Huang, L. (2010). The Competitiveness of Hong Kong's Travel Industry: A Dynamic Shift–Share Analysis. Tourism Economics, 16(3), 665-684. doi: https://doi.org/10.5367/000000010792278275
Lin, G., Jiang, D., Fu, J., Wang, D., & Li, X. (2019). A spatial shift-share decomposition of energy consumption changes in China. Energy Policy, 135, 111034. doi:https://doi.org/10.1016/j.enpol.2019.111034
Lobo, C. A., Fernandes, C. I. M. A. S., Ferreira, J. J. M., & Peris-Ortiz, M. (2020). Factors affecting smes' strategic decisions to approach international markets. European Journal of International Management, 14(4), 617-639. doi: https://doi.org/10.1504/ejim.2020.107607
Malhotra, N. K. (2008). Investigación de mercados. (Quinta ed.). Estado de México: Pearson Educación de México, S.A. de C.V.
Manotas, E. C., & González Pérez, M. A. (2020). Internationalization and performance of small and medium-sized enterprises from emerging economies: Using hazards methodology for competitiveness study. Competitiveness Review. doi: https://doi.org/10.1108/CR-03-2019-0028
Miečinskienė, A., Stasytytė, V., & Kazlauskaitė, J. (2014). Reasoning of Export Market Selection. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 110, 1166-1175. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.963
Mo, S. W., Lee, K. B., Lee, Y. J., & Park, H. G. (2020). Analysis of import changes through shift-share, location quotient and BCG techniques: Gwangyang Port in Asia. The Asian Journal of Shipping and Logistics. doi: https://doi.org/10.1016/j.ajsl.2020.01.001
Morais, F., & Ferreira, J. J. (2020). SME internationalisation process: Key issues and contributions, existing gaps and the future research agenda. European Management Journal, 38(1), 62-77. doi: https://doi.org/10.1016/j.emj.2019.08.001
Oyewole, P. (2016). Regional Competition in the International Market for Services: A Shift-Share Analysis. Journal of Global Marketing, 29(1), 3-14. doi: https://doi.org/10.1080/08911762.2015.1119918
Pflanz, K. (2013). Seeking Opportunities: International Market Selection by European Engineering Consultancies. Tijdschrift voor economische en sociale geografie, 104(5), 556-570. doi: https://doi.org/10.1111/tesg.12036
Rubin, R. S. (2005). Identifying Small Business Exporting Opportunities Using a Shift-Share Analysis. Journal of Global Marketing, 19(1), 95-109. doi: https://doi.org/10.1300/J042v19n01_06
Sanyal, S., Hisam, M. W., & Baawain, A. M. S. (2020). Challenges facing internationalization of smes in emerging economies: A study on oecd model. Journal of Asian Finance, Economics and Business, 7(2), 281-289. doi: https://doi.org/10.13106/jafeb.2020.vol7.no2.281
Shipley, M. F., Johnson, M., Pointer, L., & Yankov, N. (2013). A fuzzy attractiveness of market entry (FAME) model for market selection decisions. Journal of the Operational Research Society, 64(4), 597-610. doi: https://doi.org/10.1057/jors.2012.59
Sinkovics Rudolf, R. (2006). Introduction to the special issue on “Issues and advances in international marketing research”. International Marketing Review, 23(4). doi: https://doi.org/10.1108/imr.2006.03623daa.001
Song, J., & Preston, J. (2020). Chapter 5 - A generic understanding of the economic changes of major port regions with shift-share analysis applied, South Korea. In T. Vanelslander & C. Sys (Eds.), Maritime Supply Chains (pp. 95-114): Elsevier.
Srivastava, D. K. (2010). Impact of MFA phase-out on Indian textiles and clothing exports: A shift-share analysis approach. South Asian Journal of Management, 17(1), 94–98.
Steenkamp, E., Rossouw, R., Viviers, W., & Cuyvers, L. (2009). Export Market Selection Methods and the Identification of Realistic Export Opportunities for South Africa Using a Decision Support Model. Trade and Industrial Policy Strategies Working Paper Series.
Taylor Charles, R. (2011). The State of Methodological Practice in International Marketing Research. In C. Luke Bowen, S. Marko, S. Manfred, & R. T. Charles (Eds.), Measurement and Research Methods in International Marketing (Vol. 22, pp. 143-167): Emerald Group Publishing Limited.
Wang, Z., Hao, H., Gao, F., Zhang, Q., Zhang, J., & Zhou, Y. (2019). Multi-attribute decision making on reverse logistics based on DEA-TOPSIS: A study of the Shanghai End-of-life vehicles industry. Journal of Cleaner Production, 214, 730-737. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.12.329
Wee, C. H., & Wong, P. W. (2015, 2015//). The Shift-Share Analysis : An Examination and Application to Identify Export Opportunities to China. Paper presented at the Proceedings of the 1987 Academy of Marketing Science (AMS) Annual Conference, Cham.
Yazdani, M., Kahraman, C., Zarate, P., & Onar, S. C. (2019). A fuzzy multi attribute decision framework with integration of QFD and grey relational analysis. Expert Systems with Applications, 115, 474-485. doi: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2018.08.017
Young, R. B., & Javalgi, R. G. (2007). International marketing research: A global project management perspective. Business Horizons, 50(2), 113-122. doi: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2006.08.003
Yu, C., Shao, Y., Wang, K., & Zhang, L. (2019). A group decision making sustainable supplier selection approach using extended TOPSIS under interval-valued Pythagorean fuzzy environment. Expert Systems with Applications, 121, 1-17. doi: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2018.12.010
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.