UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CONTABILIDADE: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO
Resumo
Avaliar a utilização de metodologias ativas e elementos de Gamificação no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade.A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de graduação formada por 22 acadêmicos do curso de bacharelado em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na região sul do país. As metodologias ativas utilizadas foram desenvolvidas a partir da identificação dos estilos de aprendizagem dos estudantes (Kolb, 1984), e de elementos de gamificação. A coleta e discussão das evidências deu-se por meio de observações realizadas pelo professor, sendo apresentadas a partir de autorrelato e do questionário de feedback aplicado ao final do bimestre.Os resultados apontam que o uso de metodologias ativas mostra-se eficaz no ambiente de ensino, na medida que o engajamento, motivação e comprometimento dos estudantes são maximizados e que fatores como a dedicação e o tempo desprendidos devem ser observados pelos docentes.
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