FATORES INFLUENCIADORES NA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO AO TRABALHO NO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL

Palavras-chave: Motivação. Satisfação. Administração Pública

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar os fatores influenciadores na satisfação e motivação ao trabalho dos servidores públicos de um município do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada caracteriza-se como descritiva, bibliográfica, com uma abordagem quantitativa, sendo utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário com perguntas padronizadas e de múltipla escolha, aplicado com os servidores públicos efetivos e em exercício do município. Como resultados, os dados permitiram verificar a presença de diversos fatores que motivam os servidores ao trabalho, porém, constatou-se que a remuneração / salário e a valorização e o reconhecimento são fatores que possuem maior influência tanto como motivadores, quanto desmotivadores ao trabalho. Salienta-se que a partir da implantação de estratégias que valorizem as necessidades pessoais e profissionais, será possível obter resultados mais positivos, contribuindo significativamente para aumentar a motivação e satisfação dos servidores ao trabalho no setor público municipal.

Biografia do Autor

Sandra Martins Lohn Vargas, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora Doutora em Administração. Professora Bolsista UAB pelo Instituto Federal de Santa Catarina

Referências

Alderfer, C. (2013). Teoria de Motivação. Psycho Artigo. Recuperado de: https://psychoartigo.wordpress.com/2013/05/22/clayton-alderfer-teoria-de-motivacao/.

Bergamini, C.W. (2008). Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Bergue, S.T. (2014). Comportamento organizacional. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília] CAPES: UAB.

Brunelli, M.G.M. (2008). Motivação no serviço público. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em MBA em Gestão Pública) – Faculdade Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, Porto Alegre.

Domingos Junior, A.P. & Barbosa, M.A.C. (2016). Motivação no Setor Público: Um Estudo com Servidores do Município de Ponto Novo – BA. Id on Line Rev. Psic. 30(10), Supl 2, Jul.

Escorsim, S.; Kovaleski, J.L.; Pilatti, L.A. & Carletto, B. (2005). A evolução do trabalho do homem no contexto da civilização: da submissão à participação. SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR, 9, Ponta Grossa, 2005. Anais... Ponta Grossa: UEL.

Farias, L.T.B. (2015). Fatores motivacionais no serviço público: um estudo de caso em um campus descentralizado de uma universidade pública. 2015. 59 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Ferreira, R.S. & Franco, F. (2015). O papel do líder na motivação de uma equipe de vendas. Revista de Administração e Contabilidade, 2(4).

Gil, A.C. (2009). Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas.

Klein, F.A. & Mascarenhas, A.O. (2016). Motivação, satisfação profissional e evasão no serviço público: o caso da carreira de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, 50(1), 17-39, jan./fev.

Kobernovicz, M. & STEFANO, S. (2020). Engajamento no trabalho: uma análise do engajamento de servidores públicos estaduais de uma instituição de ensino superior. Revista de Carreiras e Pessoas, 10(1), 1-19.

Lacombe, F. & Heilborn, G. (2006). Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva.

Marras, J.P. (2009). Administração de recursos humanos. São Paulo: Saraiva.

Mazzoni, D. (2014). Teorias da Motivação. Revista Eletrônica E-Motivo. Recuperado de: https://motivacionalblog.wordpress.com/2014/09/23/teorias-da-motivacao/.

Miranda, C. (2009). O desafio em manter funcionários motivados: os fatores motivacionais para o trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão De Recursos Humanos) – Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB, Vila Velha.

Oliveira, J. & Estivalete, V. (2019). Consequentes de motivação do serviço público: proposição de um framework de análise em organizações públicas brasileiras. Administração Pública e Gestão Social, 11 (4), 1-17, out./dez.

Oliveira, R. (2019). Gestão pública municipal: um desafio para os gestores. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 1 (2), 107-116.

Quelhas, O.L.G. & Gomes, A.A.P. (2003). Motivação dos recursos humanos no serviço público. REAd, 9(5), set./out.

Ribeiro, M.C.C. & Oliveira, E.S. (2016). Motivação no setor público: elemento fundamental para a qualidade da Administração Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna/RJ. Revista Transformar, 8.

Robbins, S.P. (2005). Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Silva, A.A.A. (2015). Motivação na gestão de recursos humanos. Recuperado de: https://www.webartigos.com/artigos/motivacao-na-gestao-de-recursos-humanos/137472.

Sordi, J. (2017). Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Saraiva.

Publicado
2020-10-01
Seção
Artigos